Código de Ética nas Governanças Colaborativas
- fireflyconsultmga
- 15 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Princípios e valores na Governança Colaborativa

A promoção dos princípios e valores e da continuidade nas Governanças Colaborativas exige e impõe uma ação política ética e transparente e o firme compromisso pelo interesse público voltado ao desenvolvimento da cidade e ou região.
Além da visão, missão, o código de ética estabelece quais são os valores e princípios que norteiam as ações daqueles que participam e interagem com as Governanças, e deve ser aplicado indistintamente e de forma isonômica aos integrantes.
Alguns dos valores presentes: Apartidarismo, Coragem, Transparência, Independência.
Alguns dos princípios: Igualdade e Impessoalidade, Cooperação e Desenvolvimento sustentável.
1° COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE – cooperação com todas as pessoas, entidades da sociedade civil, organizações sem fins lucrativos, empresas, entidades governamentais engajados no desenvolvimento econômico social sustentável e urbano.
2° DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – trabalhar em um modelo de desenvolvimento que utilize de forma renovável os recursos existentes e garanta o direito de acesso das gerações futuras a esses recursos.
3° IGUALDADE E IMPESSOALIDADE – as ações e iniciativas das Governanças serão pautadas sem distinção, privilégio ou discriminação de qualquer natureza.
Aos membros da Governança cabe manifestar adesão e concordância às disposições do código de ética; defender os valores e princípios que os norteiam.
As penalidades por infração ao código de ética vão desde advertência verbal até exclusão da Governança, aplicadas mediante os resultados da instauração de processo administrativo
Márcia Santin - Consultora e palestrante na área de formação de governança da sociedade civil e planejamento estratégico de cidades. Ex-diretora Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM) e Sócia Proprietária Firefly Governança Colaborativa






Comentários