FORMAÇÃO DE LÍDERES POLÍTICOS E CÍVICOS E O IMPACTO NO FUTURO DAS CIDADES
- fireflyconsultmga
- 9 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

Apesar do Brasil estar envelhecendo rapidamente, ainda é um país formado em grande parte por uma população jovem. E apesar da relevância deste grupo na sociedade, sua participação política e cívica é tímida.
Colabora para o problema a escassa educação política e cívica e o baixo nível de conhecimento do cidadão sobre o funcionamento do sistema políticoeleitoral-partidário brasileiro e organizações da sociedade civil.
Neste sentido, a difusão de boas práticas e do conhecimento sobre o funcionamento do sistema político e eleitoral, assim como da importância em ser um cidadão ativo e do papel das Governanças Colaborativas nas cidades, passam a ser fundamentais para estimular a participação dos jovens na vida política e cívica resolvendo problemas públicos, e outros que impactam as cidades, assumindo lideranças em governos, instituições públicas e da sociedade civil.
Colaborar com a construção de uma sociedade mais justa, próspera, solidária, democrática e sustentável exige trabalhar com todas as lideranças políticas e cívicas alinhadas aos valores e princípios da ética e da sustentabilidade.
É fundamental, por meio do diálogo, da troca de informações, da cooperação, da transparência e da Amizade Cívica, buscar nas atuais lideranças adesões aos princípios e valores da sustentabilidade e, principalmente, identificar, estimular e formar novas lideranças políticas e cívicas comprometidas com esses princípios e valores (RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade).
Conceitualmente estamos falando da formação de:
Líderes políticos que são pessoas vocacionadas para atuar diretamente na política institucional, com potencial para postular ativamente em processos eleitorais e comprometidos com a ética, a transparência e os valores e princípios da sustentabilidade.
Empreendedores Cívicos que são agentes de inovação social com interesse na política institucional e que, através de sua atuação, fomentam transformações positivas na construção de uma localidade, região e país mais democrático e sustentável. São indivíduos que, pela força de seus ideais, realizam projetos e ações com impacto em políticas públicas, processos políticos e em movimentos cívicos, sociais e de cidadania.
Estes cidadãos ao passarem por uma formação política e cívica e forem direcionados a vivenciarem experiências no legislativo, executivo e nas organizações da sociedade civil terão maior compreensão e compromisso da importância do seu papel e do seu engajamento melhorando a democracia, o processo político e as cidades.
Márcia Santin - Consultora e palestrante na área de formação de governança colaborativa da sociedade civil e planejamento estratégico de cidades. Ex-diretora Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM) e Sócia Proprietária Firefly Governança Colaborativa






Comentários