Tendências e Expectativas para as Cidades em 2023.
- fireflyconsultmga
- 19 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de mar. de 2023
Os municípios como protagonistas de seu desenvolvimento.

As cidades continuarão impondo desafios complexos, como o sistema de transporte público, saúde, abastecimento de água, destinação do lixo, alimentos, educação, habitação e ambiental. Para conseguir respostas as cidades terão que ser bem administradas e com abordagens inovadoras.
Diante das limitações orçamentárias, o desafio será buscar novas fontes de financiamento, somado ao uso da tecnologia que será crucial para projetos como a mobilidade, serviços públicos, outras fontes energéticas, nanotecnologia e suas implicações no avanço da inteligência artificial e ainda a comunicação móvel, que disseminará as benesses da inovação para todo o mundo.
Nunca fomos tantos e tão conectados em escala global, e nunca tivemos tamanho conhecimento científico acumulado com acesso tão fácil. Portanto, nosso maior desafio será conectar o mundo das soluções, as inovações e os saberes do século 21 com as carências do século 19, os problemas, como saneamento básico e moradia digna. E isso só se faz com planejamento de longo prazo.
Os municípios haverão de serem protagonistas do seu próprio desenvolvimento, focando em planejamentos mais assertivos, profissionais e sustentáveis. Um caminho que hão de construir de forma mais segura e próspera contando com a presença das Governanças Colaborativas.
Márcia Santin - Consultora e palestrante na área de formação de governança da sociedade civil e planejamento estratégico de cidades. Ex-diretora Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM) e Sócia Proprietária Firefly Governança Colaborativa.






Comentários