Qual o papel das Câmaras Técnicas nas Governanças Colaborativas?
- fireflyconsultmga
- 27 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de dez. de 2022

As Câmaras Técnicas estão presentes na maioria das Governanças Colaborativas, sendo formadas por membros de entidades que apresentam especialidade para cada temática.
Podem ser criadas a partir de desdobramentos de planos estratégicos para cidades envolvendo o desenvolvimento econômico, social e urbano ou partindo de demandas específicas como desafios e oportunidades.
As Câmaras Técnicas funcionam dentro da seguinte estrutura:
a) Coordenação: eleita pelos membros titulares da Câmara Técnica;
b) Demais membros da Câmara Técnica, indicados pelas entidades
Principais objetivos:
* Levantar e propor, através de estudos e projetos, soluções para os problemas de desenvolvimento das cidades;
* Assessorar a Governança Colaborativa em estudos, análises;
* Colaborar para a formação de parcerias com entidades públicas ou privadas que estejam alinhadas aos objetivos dos projetos das Câmaras Técnicas;
* Promover o intercâmbio com outras Governanças, pesquisar por boas práticas visando desenvolver projetos com o mais elevado conhecimento.
As Câmaras Técnicas poderão organizar-se em Comissões de Trabalho, com objetivo de desenvolver projetos e estudos com temas mais específicos e por vezes com tempo reduzido.
Márcia Santin - Consultora e palestrante na área de formação de governança da sociedade civil e planejamento estratégico de cidades. Ex-diretora Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM) e Sócia Proprietária Firefly Governança Colaborativa.






Comentários